quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Olimpíadas de Língua Portuguesa

As professoras Andréia da Costa Barbosa, Deusiney Pereira dos Santos, Feliciane Luzia dos Reis desenvolveram com todos os alunos do 5º ano ao 9º ano as Olimpíadas de Língua Portuguesa com o tema: O lugar onde vivo. Desenvolveram oficinas de acordo com cada categoria: Poema, Crônicas e Memórias Literárias. Os alunos produziram os textos de acordo com a categoria trabalhada e a escola organizou uma comissão julgadora para escolher o melhor texto de cada categoria. Os textos selecionados foram dos seguintes alunos: Categoria Poema- Maria Rita de Souza(5º ano B); Categoria Memórias Literárias- Gabriel Sousa Silva (7º ano B); Categoria Crônicas- Jhonatan Conceição dos Santos(9ºano).

Festa Junina

Pontal do Araguaia, 10 de Agosto de 2010.
Relatório da Festa Junina ocorrida na escola Municipal São Jorge

A festa junina caracteriza-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais e divertidas do nosso país com vestuários, danças, folguedos, músicas e comidas.Todos esses elementos culturais forma com o passar do tempo misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros(índiginas, afro-brasileiros e imigrantes emigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Sendo a festa junina uma manisfestação cultural que acontece nos quatro canto do país, desenvolvemos o projeto Festa Junina na escola com o objetivo de interagir com a comunidade escolar promovendo momentos de lazer e trabalhando as manifestações culturais com os alunos. O projeto foi desenvolvido durante o mês de junho, os alunos pesquisaram sobre o assunto, ensaiaram quadrilha e o encerramento se deu dia 16 de Julho na quadra da escola com uma grande festa para a comunidade escolar. Todos se divertiram e houve uma interação muito agradável entre escola e família.

6ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Os alunos da escola Municipal São Jorge participaram da Olímpiada Brasileira de Matemática das escolas públicas. A professora responsável Suenny Fernanda Ávila de Sousa trabalhou com os alunos os conteúdos dos cadernos para a realização da prova que ocorreu dia 08 de Junho de 2010. Alunos classificados para a segunda fase:
Nível 1:
Fefferson Parente
Lucas Batista
Davi Souza
Isis Vânia
Karen Polizeli
Nível 2:
Davi Denisio
Rômulo Resplande
Waliston Ferreira

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto Dengue

Tendo em vista os grandes números de casos de dengue em nosso município, a secretaria de saúde em parceria com a secretaria de educação e a escola municipal São Jorge desenvolveram o projeto dengue, com o objetivo de trabalhar junto à comunidade escolar no sentido de sensibilizá-la sobre a importância de prevenir e combater a doença. No período de março a junho os professores juntamente com os alunos abordaram o tema, realizaram pesquisas, fizeram trabalhos de campo, cartazes, pinturas, teatro e outros.
O encerramento do projeto aconteceu dia 30/06/10 na quadra da escola, bem como nas salas de aulas, com exposição dos trabalhos dos alunos e apresentação de músicas, teatro entre outros.
Recebemos a visita do CEPAG e da escola São Miguel e de alguns pais.
Percebemos o envolvimento da comunidade escolar na realização do projeto e os alunos demonstraram ter aprendido bastante sobre o tema dengue e com cerrteza veremos o resultado com a mudança de atitude deles quando chegar o período chuvoso. Os educadores mirins vão levar o que aprenderam para o amigo, vizinho, parentes e assim o número de casos de dengue em nosso município há de diminuir.